i aM sick sons worK
Git Navigation_Refactoring 2022-04-13_12:42

E SE a embalagem pudesse simplesmente desaparecer?

Na BillerudKorsnäs, acreditamos convictamente que a embalagem pode fazer parte da solução para responder aos desafios ambientais. Por isso, estamos extremamente satisfeitos por podermos eliminar a necessidade de reciclagem de sacos de cimento com o D-Sack® – o saco de cimento que desaparece na betoneira. O D-Sack é fruto de anos de investigação dedicada e a nossa primeira solução de embalagem que tem realmente um impacto positivo sobre o clima.

Baixe a brochura informativa sobre o D-Sack®

O que motivou o desenvolvimento do D-Sack foi a nossa preocupação com as consequências ambientais do crescimento demográfico mundial e da urbanização crescente. A utilização de materiais de construção e embalagens coloca o risco de geração de lixo e cria a necessidade de reciclagem de sacos de cimento e eliminação de resíduos de obras de construção. Surgiu-nos assim a ideia: E se, em vez disso, a embalagem pudesse simplesmente desaparecer?

Isso levou-nos ao desenvolvimento do D-Sack® – um saco de cimento que se desintegra durante a utilização.

Impacto climático 30% inferior

O D-Sack é uma solução de embalagem revolucionária para sacos de cimento com altos níveis de desempenho nas fases de enchimento, movimentação e armazenamento, mas que se desintegra quando exposto à água e aos agregados na betoneira. Ao tornar-se parte da estrutura de betão, o dióxido de carbono absorvido durante o crescimento das árvores e depois integrado no papel fica retido no edifício. Esta característica faz do D-Sack um elemento de captação de CO2 num período de 100 anos e gera um impacto climático 30% inferior ao dos sacos de cimento convencionais.

Sem necessidade de reciclagem dos sacos de cimento

Além de eliminar a necessidade de reciclagem dos sacos de cimento, de eliminação dos resíduos de obras de construção e de transporte, o facto de o D-Sack desaparecer durante o processo de mistura do betão oferece também outras vantagens significativas sobre as dos sacos de cimento convencionais. O D-Sack minimiza os resíduos de cimento e permite poupar tempo, garantindo simultaneamente um local de trabalho mais limpo, seguro e saudável.

Uma solução premiada

O segredo por trás desta solução, que irá estabelecer um novo padrão no setor, é uma inovadora construção patenteada, que combina dois tipos diferentes de papel e tratamento de barreira.

O D-Sack é fruto da estreita colaboração entre a BillerudKorsnäs e a LaFargeHolcim e foi validado por uma entidade terceira. Estudos posteriores demonstraram que os ínfimos pedaços de papel que ficam no betão não exercem qualquer impacto negativo no mesmo.

Como é natural, estamos extremamente orgulhosos pelo facto de o D-Sack ter sido distinguido com o prémio Pulp & Paper International na categoria "Innovation in Sustainable Packaging" (Inovação em embalagens sustentáveis) e selecionado pela Confederation of European Paper Industries (CEPI) como um dos produtos mais inovadores na indústria da celulose e do papel em 2015.

Mas estamos ainda mais orgulhos por podermos contribuir para resolver o problema da geração de lixo e resíduos à escala global e mostrar como podemos desafiar as soluções de embalagens convencionais para um futuro sustentável.

See also

Baixe a brochura informativa sobre o D-Sack®
Baixe o guia gratuitamente

Sack Solutions

Minimise waste, maximise profits. Read more.

Packaging inspired by nature

Nature undisturbed is a perfectly balanced system. So what better inspiration to have when designing sustainable packaging?